Cor nos Apple II nacionais

 AppleII faixa vm

Colocando cor nos Apple II nacionais
por Eduardo Luccas

 

 

A grande maioria dos usuários de Apple II estava acostumada a ver e usar o micro nos famosos monitores de fósforo verde. Há quem afirme até que o Apple II não tem cor... Absurdo, claro ! Mas o fato é que os Apple II nacionais, mesmo se ligados as TVs modernas, que possuem entradas A/V (video composto), continuam preto & branco. Na época o uso dele em preto & branco não trazia muitos problemas, pois o Apple II era muito usado em aplicações (processamento de texto, planilhas etc.) e o monitor de fósforo verde era adequado. Hoje em dia, apesar de o Apple II continuar sendo útil para rodar aplicativos, o maior uso são os jogos. E é muito melhor jogar os jogos em cores ! Por isso vamos ensinar você a modificar os Apples II nacionais para deixa-los "coloridos" !!!

O problema ocorre porque os Apple II nacionais vinham "preparados" para a colocação da placa PAL-M. Assim, parte da modificação necessária para tal vinha de fábrica, porém a outra parte não. Assim, eles vinham com uma conversão "pela metade". O que nós vamos fazer é deixar o Apple II como no original, ou seja, em NTSC. E' muito mais fácil "regredir" a modificação para o original NTSC (como o dos Apples II americanos) do que completar a conversão para PAL-M, pois seriam necessários circuitos adicionais, mais complexos. Como as TVs de hoje em dia aceitam todas o padrão NTSC não há problemas. E uma vantagem adicional é poder usar os monitores coloridos, como o 1084S da Commodore. Então, mãos à obra !

 

Obs: esta modificação destina-se aos Apple II+ nacionais. Note que o TK 3000 IIe da Microdigital já vem completo e funcional em PAL-M, não necessitando desta modificação para ficar colorido. Outros pouco micros também veêm em PAL-M já (como o Apple Laser IIc da Milmar). Verifique o seu Apple II antes de proceder a modificação.

 

 

LISTA DE PEÇAS:

1 Apple II+ nacional (Unitron APII, Elppa II, Milmar Apple II+, Exato Pro etc.)
1 Cristal oscilador de 14,31818 MHz
Ferro de solda e solda.
Chaves de fenda e Philips, alicate de bico.
Chave de fenda plástica para eventual ajuste

 

 

PROCEDIMENTO:

Precisamos desmontar o Apple para ter acesso a placa e poder trocar o cristal e efetuar outras modificações. O cristal fica na placa perto do teclado e não é possível acessá-los somente tirando a tampa normal do micro, daí a necessidade de desmontá-lo. Vire o Apple II de ponta cabeça e desparafuse a tampa inferior (figuras 1 e 2):

 

applecor01

Figura 1: Apple II virado de ponta cabeça

 

applecor02

Figura 2: Desparafuse os parafusos das laterais, que fixam a tampa na carcaça.

 

 

 

Com a tampa do fundo solta, vire o Apple de lado, com cuidado, segurando a tampa para não cair (Figura 3):

 

applecor03

Figura 3: Virando o Apple II. Segure a tampa inferior com o polegar para não cair.

 

 

 

 

Agora retire a tampa superior, com cuidado (Figura 4):

applecor04

Figura 4: Retirando a tampa superior.

 

 

 

 

Após, levante a carcaça do micro, com muito cuidado (Figura 5). IMPORTANTE: não a retire totalmente ! O teclado está ligado à placa principal por um cabo.

applecor05

Figura 5: Levantando a carcaça do micro. Não a retire totalmente ainda !

 

 

 

 

Com a tampa levantada você notará o multicabo de 16 vias que liga a placa do teclado à placa principal. Vamos retirá-lo para liberar a carcaça do micro. O conector é relativamente fácil de ser removido, por isso, sempre com cuidado, tente retirá-lo com a mão, num movimento de "balanço", de um lado para outro (Figura 6):

applecor06

Figura 6: cabo do teclado; tentando retirá-lo com a mão.

 

 

 

 

Caso o conector esteja muito firme e não consiga retirá-lo com facilidade com a mão, não force, pois pode danificá-lo. O melhor a fazer, então, é tentar uma chave de fenda, acompanhe na Figura 7. Como de praxe, calma e cuidado na operação:

applecor07

Figura 7: retirando o conector com uma chave de fenda.

 

 

 

 

Muito bem ! Agora nós temos a placa totalmente a vista. Nosso primeiro alvo será o cristal. Ele fica no canto esquerdo da placa, veja a Figura 8 para facilitar a localização:

applecor08

Figura 8: placa do Apple II; a esquerda o cristal oscilador.

 

 

 

 

Observe em "close" o cristal e o "trimmer" (Figura 9). Posteriormente pode ser necessário uma pequena calibração neste trimmer:

applecor09

Figura 9: "close" do cristal e do trimmer.

 

 

 

 

Bem, agora vem a primeira modificação. É necessário trocar o cristal do micro. Os Apple II nacionais veêm todos com um cristal de 14,30244 MHz. Esta freqüência é 4 vezes a freqüência PAL-M, por isso vinha com este cristal, ou seja, uma parte do processo de conversão para PAL-M já vinha de fábrica. A outra consistia em colocar uma placa no micro, que fazia a inversão de fase das linhas do vídeo. Adicionalmente, existia também uma placa moduladora de RF, para permitir a ligação nas TVs, direto pelo terminal de antena. Acho mais fácil devolver o micro à condição original, ou seja, em NTSC. pois não precisaremos de mais nenhum circuito adicional, já que o Apple II foi concebido originalmente para gerar sinal em cores. Portanto, proceda a troca do cristal por um de 14,31818 MHz (4 vezes a freqüência NTSC).

Para esta troca é necessário retirar a placa, para poder aplicar o ferro de solda na parte inferior da placa. A maioria dos Apples II nacionais a placa vem fixada por separadores plásticos traváveis. Acompanhe as Figuras 9, 10 e 11 algumas dicas de como destravar e levantar a placa:

applecor10

Figura 10: Primeiro, com um alicate de bico, aperte as laterais da travinha, de modo que possa "passar" pelo furo.

 

 

 

 

applecor11

Figura 11: ao mesmo tempo vá "forçando" a placa para cima, sempre com cuidado.

 

 

 

 

applecor12

Figura 12: até que finalmente a placa sairá do pino, ficando totalmente livre.

 

 

 

 

Repita esse processo em todas as outras travas ao longo da placa. Não se esqueça das travinhas que ficam no centro da placa também (Figura 13):

applecor13

Figura 13: travinhas localizadas no centro da placa.

 

 

 

 

Em alguns modelos de Apple II a placa também está fixa por parafusos na parte traseira, verifique e se for o caso, remova os parafusos (Figuras 14 e 15):

applecor14

Figura 14: parafuso perto dos slots.

 

 

 

 

applecor15

Figura 15: parafuso perto da fonte de alientação.

 

 

 

 

Agora a placa está solta. Retire o conector da fonte, para liberar a placa de vez, e proceda a troca do cristal, com o ferro de solda, solda etc. Tome os cuidados de praxe nessa operação: não aquecer demasiadamente a placa, retirar com cautela para não danificar a metalização dos furos etc. Não se preocupe com a "polaridade" do cristal, pois ele não tem polaridade.

Após a troca do cristal, vire a placa novamente na sua posição normal. Teremos que fazer agora um pequeno "truque", dificilmente documentado. Vamos retirar 2 "jumpers" que estão ligados de fábrica. Esses "jumpers" estão ligados nos Apples nacionais, pois são parte da modificação para PAL-M, mas precisam ser desligados para operar em NTSC (tal qual estão nos Apple II originais). Os "jumpers" estão perto do cristal, logo acima. Localize as coordenadas B e C da placa, bem no canto esquerdo. Logo abaixo do CI da coordenada C1 estão eles, os "jumpers" 7 e 8, confira na figura 16:

 

applecor16

Figura 16: "jumpers" 7 e 8; corte a ligação deles, conforme mostrado.

 

 

 

 

Corte a ligação dos jumpers no ponto indicado. Utilizando uma ferramenta cortante, como um estilete, não é difícil. Confirme com um multímetro se a ligação foi interrompida.

Com isso completamos a modificação. Porém ainda pode ser necessário um pequeno ajuste da freqüência, devido a desvios naturais dos componentes. Para tal, remonte a placa, seguindo o processo inverso da desmontagem. Após tudo montado (não coloque a carcaça nem a tampa ainda), ligue o Apple II na TV ou monitor coloridos e rode algum programa que tenha cor. De preferência rode aquele programa que gera barras coloridas, que está no disco mestre do DOS 3.3, é o ideal para o ajuste. Estando com cor e as cores todas OK, não é necessário ajuste. Caso contrário, ajuste o "trimmer" que fica perto do cristal, com uma chave de fenda plástica ou de madeira (não use chave metálica pois o metal influencia no ajuste) até que tudo fique OK (Figura 17):

applecor17

Figura 17: ajustando o "trimmer" de cor.

 

 

 

 

Comprovado o funcionamento, remonte a carcaça, a tampa e o fundo do micro.

Pronto ! Agora você pode desfutar dos excelente jogos do Apple II em cores ! Vejam alguns exemplos, todos tirados fotos diretamente da TV, geradas por um Exato Pro, que serviu de base para este artigo:

 

Goonies

Tela de abertura do Goonies !

 

 

 

Pitfall 2

 Pitfall II: Lost Caverns

 

 

 

 

Dragonfire

Versão Apple II do Dragonfire

 

 

 

Bom divertimento, agora bem colorido, com o seu Apple II !

 

 

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 1126

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar