Adaptando uma saída de video composto no TK85

 ZX81 faixa pr

Adaptando uma saída de video composto no TK 85.
by Eduardo Luccas

Circuito revisão 2


Desde que foi lançado, no início dos anos 80, os micros compatíveis com o ZX 81, mais especificamente o TK 85 da Microdigital, o mais popular modelo, sempre tiverem o sinal de video RF com qualidade sofrível. Não era possível utilizar monitores de vídeo composto (como os utilizados pelo Apple II) nem TVs com entrada de vídeo.
Se você está cansado das interferências e quer ver o seu "velho" TK 85 ligado numa TV "moderna" ou mesmo num monitor de fósforo verde, apresentamos aqui a solução: uma saída de vídeo composto no TK 85.



TEORIA:

Antes de partimos para a parte prática, uma pequena explicação teorica. Leia pois é importante.
O TK 85 tem um modulador de RF implementado com um transístor mais componentes anexos, os quais ficam sob uma carcaça blindada (a qual forma o que chamamos de "gaiola de Faraday", destinada a não deixar o sinal sair para fora da blindagem). O sinal é enviado para o modulador  através de 2 fios externos ao modulador.
Esse sinal na verdade já é o sinal de vídeo composto, porém não convém utilizá-los de forma direta pois os resultados não são muito bons. Fizemos varios testes e levantamos 3 problemas na utilização direta do sinal:

- o sinal tem como referência o VCC (+5V) e não o GND (terra - 0V); as entradas de vídeo e monitores tem todos como referência o terra;
- o sinal é fraco, não funcionando com TVs, apesar de funcionar razoavelmente bem com monitores de fósforo verde ou âmbar;
- é necessário colocar mais uma saída de vídeo, um fio, um plug RCA, o que não fica muito estético pois o TK 85 não tem muito espaço na parte traseira para isso.

Devido a esses problemas, foi necessário colocar um pequeno circuitinho amplificador que, além de ampliar o sinal "inverte" a referência (deixando o GND), adequa a impedância e, por ter o terra como referência, pode ser embutido no modulador, ficando esteticamente bonito. Assim a saída que era RF passa a ser de vídeo composto. Este é o único ponto negativo desta implementação, você não terá mais a saída RF, o que, cremos, não sentirá falta.

Devido as características do TK 85 (e dos ZX 81 & compatíveis) não existe uma saída de áudio, pois esses microcomputadores não geram áudio, salvo com hardware adicional.

Em teoria esse circuito pode ser usado no CP-200, Ringo, R-470, AS 1000, etc. porém este autor não tem esses equipamentos para teste, se alguém quiser doar alguns destes eu faço o teste e coloco as instruções aqui.

Vamos, então, a parte prática.
O circuito foi revisado e melhorado, de modo que agora a imagem está com muito melhor qualidade, já que tivemos relatos de problemas com algumas TVs.


ATENÇÃO: Este projeto destina-se a uso pessoal. É terminantemente proibido o uso comercial deste circuito. Caso necessário Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


LISTA DE PEÇAS:


1 transístor BC 548 ou equivalente (BC 549, BC 238 etc)
1 resistor de 1 K ohms x 1/8 watt
2 resistores de 150 ohms x 1/8 watt
1 resistor de 3K3 ohms x 1/8 watt
1 capacitor eletrolítico de 100 uF x 16 volts
fio fino para as ligações
ferro de soldar (max. 30W) e solda fina (40/60 ou 37/63)
chave de fenda, chave philips, alicates.



Antes de tudo, o diagrama esquemático da nossa adaptação:

esquema V TK85






Pois bem. Vamos passo-a-passo:

1) Abra o TK 85 removendo os 4 parafusos na parte inferior. Muito cuidado na retirada da membrana do teclado.

2) Localize o modulador de vídeo, o qual fica na parte superior esquerda. Dessolde a tampa do modulador e retire-a.

3) Você verá 2 fios saindo da placa e entrando na carcaça do modulador. Corte-os e dessolde os pedaços da placa. Um dos furos ficara sem ligação. No outro solde 1 fio novo para a ligação no circuito.

4) Observe o plug RCA fêmea de saída de vídeo. Existe um resistor (geralmente de 1 K) ligado entre o plug e a carcaça e também um fio ligando o plug a pequena placa de circuito impresso do modulador. Remova ambos, deixando o plug livre.

5)Faça, então, as ligações dos componentes conforme o desenho abaixo:

ligacao V TK85

 

6) Para ligar o +9V requeridos para o circuito, pegue-o direto em um dos pinos do regulador de tensão 7805, veja na figura abaixo:

regulador

7) Confira tudo, veja se não há nada em curto-circuito. Isole bem as ligações.

8) Ainda com o modulador aberto, faça um teste, conectando a nova saída a uma TV ou monitor.

9) Verificado o funcionamento, tampe o modulador ressoldando a tampa.

10) Recoloque a tampa do TK 85, tomando o mesmo cuidado na reconexão da membrana do teclado. Coloque os 4 parafusos de volta.

11) Pronto !!! Seu TK 85 agora tem uma saída de vídeo compatível com qualquer TV "moderna" ou monitor.



RECOMENDAÇÕES E DICAS:


Em monitores de fósforo verde ou âmbar ou outra cor o resultado é excelente. Esses monitores aliás são uma ótima companhia para o TK 85. Como ele não gera cores mesmo, não tem o problema de o monitor ser monocromático. E esses monitores podem ser obtidos a preços baixos.

Espero que esta adaptação traga um novo ânimo para usar o pequeno micrinho. Em breve colocarei novos projetos relacionados.


Boa diversão !!!

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 1603

Comentários  

#2 Super User 19-03-2018 20:27
Citando Wagner Eduardo Medin:
Luccas, primeiro gostaria de parabenizar pelo projeto. Montei o circuito do projeto em instalei em um TK85. Após tudo conferido, liguei o TK na TV e funcionou, porém o contraste entre o Branco e Preto é muito pequeno no meu TK. O cursor não aparece em preto, mas sim em escala de cinza. Da para ver, mas não em alto contraste e o branco também fica mais escuro. Também não fica borrado, o cursor fica bem definido, porém o contraste entre o branco e preto é pequeno mesmo ajustando os controles de video na TV (CTR). Você tem ideia do que pode ser? Comprei esse TK85 de uma pessoa que não o usava há décadas. Antes de instalar o vídeo composto, troquei os capacitores. Ele estava lacrado ainda e não tinha sinais de solda refeita, parecia original mesmo.


Olá caro Wagner, tudo bem?

Grato pelos elogios, agradeço muito!

Bom, vamos lá: veja, essa adaptação de video composto do TK85 é bem antiga, tem uns 15 anos pelo menos! Era uma época em que se tinha bem mais TVs de tubo. Hoje em dia é bem diferente, as coisas evoluiram muito.

Esta adaptaçao, portanto, funcionava bem à época, nas TVs de tubo. Mas, depois de todo esse tempo e muitos "feedbacks" por parte dos visitante, cheguei a conclusão que funciona bem em algumas TVs e em outras não. Nas mais antigas funciona bem, em geral, mas não leve isso como regra.

O motivo principal, depois que fui descobrir isso claro, é a falta de alguns componentes na geração de video do TK85, como o que gera o chamado "back-porching" ; isso ocorria tambem com o ZX80 original e até com algumas versões iniciais do ZX81. Provavelmente a Microdigital, ao reproduzir os circuitos dele, não deve ter se atentado a este fato, ou talvez nem sabia, já que na época a situação era outra.

Enfim, não há muito o que melhorar neste circuito (já fiz algumas melhorias ao longo do tempo, mas faz tempo também). A solução é um outro tipo de circuito. Estarei publicando em breve uma adaptação mais moderna para o TK85 e similares, que deve resolver o problema. Assim, peço que fique de olho no site que em breve estará disponível.

OK?

Muito grato e continue nos acompanhando!
Citar
#1 Wagner Eduardo Medin 15-03-2018 04:58
Luccas, primeiro gostaria de parabenizar pelo projeto. Montei o circuito do projeto em instalei em um TK85. Após tudo conferido, liguei o TK na TV e funcionou, porém o contraste entre o Branco e Preto é muito pequeno no meu TK. O cursor não aparece em preto, mas sim em escala de cinza. Da para ver, mas não em alto contraste e o branco também fica mais escuro. Também não fica borrado, o cursor fica bem definido, porém o contraste entre o branco e preto é pequeno mesmo ajustando os controles de video na TV (CTR). Você tem ideia do que pode ser? Comprei esse TK85 de uma pessoa que não o usava há décadas. Antes de instalar o vídeo composto, troquei os capacitores. Ele estava lacrado ainda e não tinha sinais de solda refeita, parecia original mesmo.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar