Dicas para abrir o TK90X/TK95 sem traumas!

 ZX81 logo faixa p&b

Dicas para abrir o TK90X/TK95 sem traumas !

 

Você quer abrir o seu TK mas tem medo de danificá-lo ? Precisa abri-lo para implementar alguns melhoramentos ou proceder a algum reparo, mas não sabe como fazer ? Então siga essas dicas para não ter problemas ! Tentaremos dar alguns "toques" para facilitar e orientar o trabalho.

 

 

 

 Primeiro prepare uma superfície livre para trabalhar. Convém forrar com um pano ou flanela para evitar qualquer danificação do micro. Preparada a superfície vire o TK de ponta cabeça e localize os quatro parafusos, conforme mostra a figura ao lado. Desparafuse, usando uma chave philips média, e coloque os parafusos num local seguro, pois você precisará deles para remontar o TK depois.

 

 

 

 

 

 

 

 


Depois desvire o TK, tomando o cuidado de segurar os dois lados (lembre-se a tampa está solta). Agora pegue a parte de trás do gabinete e levante, deixando a parte da frente ainda fixa no gabinete, fazendo um movimento de "gangorra" (veja figura acima). CUIDADO ! NÃO levante de uma vez nem puxe pra fora a tampa; dela, que é o teclado em si, existem 2 cabos, mais conhecidos como "membranas", que são ligadas na placa-mãe do TK. Elas são muito delicadas. Abra a tampa um pouco apenas, o suficiente para você manipular com a outra mão as membranas.

 

 

 

 

 

 

 

 Agora, ainda segurando com uma das mãos a tampa do gabinete, remova, fazendo uma leve pressão para cima, as mebranas do seu soquete. Segure firmemente no centro da membrana e puxe, firme, porém, com cuidado. Ela deve se soltar facilmente. Faça o mesmo com outra, do outro lado da placa.

Pronto ! Agora vc pode remover completamente a tampa/teclado, deixando a placa solta para os trabalhos desejados. Depois, para montar o TK de volta, é só seguir o processo inverso: apoie a tampa na parte de trás, recoloque as membranas nos seus conectores, com cuidado, recoloque a tampa fechando o gabinete, verificando se tudo se encaixa, vire o TK e reparafuse os parafusos nos respectivos furos.

 

 

 

 

 

Se você tem o TK95 o processo de abertura é um pouco diferente:


Vire o TK de "costas" e atente para a parte traseira dele: você verá, perto das aletas de ventilação, três "rasgos", um central, logo acima do conector de expansão, e dois nas pontas (ver figura ao lado). O TK 95 não tem parafusos, a tampa é encaixada sob pressão nesses três orifícios.

 

 

 

 

 


Para abrir primeiro pegue uma chave de fenda. Os encaixes são fixos com certa pressão e por isso você deve exercer um pouco de força para "empurrar" o encaixe. Veja a figura ao lado: posicione a chave de fenda no centro do "rasgo" e empurre o encaixe, ao mesmo tempo fazendo um movimento de ir para baixo e levantar, "forçando" um pouco o encaixe. Claro, modere na força pois senão você pode quebrar o encaixe. Repita o processo nos três "rasgos"; talvez você tenha que repetir novamente pois acontece eventualmente, principalmente se o TK foi aberto poucas vezes, de o encaixe estar "duro" e voltar ao "rasgo" depois de você tê-lo retirado com a chave de fenda. Faça com cuidado e calma, o processo não tem erro requer apenas um pouco de paciência.

 

 

 

 

 

 

 


Uma vez liberada as três travas, com as mãos suspenda devagar a tampa pela parte de trás (veja figura ao lado). Tal qual no TK 90X, ela se move como uma "gangorra", a parte traseira subindo, ficando a parte da frente apoiada.

 

 

 

 

 

 


Mas NÃO PUXE DE UMA VEZ ! Lembre-se das membranas: levante a tampa até uma certa altura (veja figura acima), de modo que você possa manipular a membrana e poder retirá-la dos seus conectores internos. Proceda como no TK 90X, veja a explicação acima.

E importante, no TK 95 um cuidado adicional: NÃO RETIRE TOTALMENTE A TAMPA !!! O TK 95 tem um LED indicador de "ligado" e este LED é ligado na placa mãe por um par de fios, fios estes que são SOLDADOS na placa; portanto se vc quer retirar completamente a tampa/teclado, dessolde primeiro os fios, sempre tomando o cuidado de anotas as ligações para poder religá-los.

 

 

 

 

Pronto ! Com isso a placa está totalmente liberada para os eventuais trabalhos. Para remontar o TK basta seguir o processo inverso.

 

Como podem ver a coisa "não tem segredo", siga com atenção os passos e boa diversão !

 

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 776

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar