Instalação de uma saída A/V no Atari

 Atari faixa vm
Adaptando uma saída de Áudio e Vídeo no Atari 2600
por Eduardo Luccas

 

Cansando dos chuviscos quando você joga Atari ? Não agüenta mais aquela interferência ? Sua TV não sintoniza direito ? Não será por isso que você não vai jogar Atari. Adapte facilmente uma saída de vídeo composto e áudio no seu videogame, "modernizando-o" e deixando uma imagem com boa qualidade e livre de ruídos.

Existem alguns circuitos divulgados pela internet, mas são todos destinados ao console original americano e não funcionaram muito bem nos consoles brasileiros. Assim resolvi desenvolver um circuito adequado a nossa realidade, que funciona tão, ou melhor, que as adaptações americanas.

 

VANTAGENS:

- Imagem limpa e cristalina, sem chuviscos;
- Fácil de implementar;
- Não requer nenhum ajuste, é montar e usar;
- Se você quiser pode manter o RF;
- Possibilidade de usar monitores como o 1084 da commodore;
- Novo ânimo para jogar Atari !!!

DESVANTAGENS:

- Videogame terá que ser "destranscodificado", virará NTSC;
- Precisará de 2 cabos para ligar a TV ao invés de 1.
- Você sentirá saudades do charme das interferências e ruídos. :-))

 

Bom então mãos a obra.

 


ATENÇÃO: Este projeto destina-se a uso pessoal. É terminantemente proibido o uso comercial deste circuito.


 

 

LISTA DE PEÇAS:

- 1 videogame Atari da Polyvox
- 1 resistor de 150 ohms x 1/8 watt
- 1 resistor de 470 ohms x 1/8 watt
- 2 resistores de 1K8 ohms x 1/8 watt
- 1 capacitor eletrolítico de 10 uF x 25 volts
- 1 capacitor eletrolítico de 220uF x 25 volts
- 1 cristal oscilador de 3,579545 MHz (cristal NTSC)
- fios, cabos, plugs RCA, conforme a preferência
- ferro de soldar (max. 30W) e solda fina (40/60 ou 37/63)
- chave de fenda, chave philips, alicates. 

 

IMPORTANTE: o circuito, teoricamente, funciona em qualquer modelo de Atari. Porém ele somente foi testado e implementado no Atari 2600 da Polyvox. Os outros modelos nacionais ainda não testamos portanto se você tem um destes e quer adaptar aguarde mais um pouco que estamos desenvolvendo e em breve colocaremos mais informações.

 

--> ATENÇÃO: Verifique qual o modelo da sua placa. A que está descrita primeiro é a placa mais comum, face simples com o módulo PAL-M soldado à placa principal. Se sua placa for de outro modelo, ou for o Atari importado, veja mais abaixo instruções para realizar a modificação.

 

MONTANDO:

Primeiro passo é desmontar o Atari. Remova os 4 parafusos da parte inferior, solte a placa de circuito impresso com cuidado; desplugue o cabo de RF do modulador para a placa ficar livre. Guarde os parafusos e a caixa plástica do videogame com cuidado para depois remontarmos.

Agora com a placa "solta" remova com cuidado a blindagem metálica que envolve a placa. Para tal destorça as lingüetas metálicas que fixam a blindagem. Estas lingüetas estão nas extremidades da placa. Use um alicate de bico e seja cuidadoso para não danificar nenhuma. Remova as duas metades da blindagem e reserve num local à parte.

Temos então a placa do Atari completamente aberta.

No centro temos o conector do cartucho; um pouco abaixo a plaquinha adaptadora para PAL-M; e os três Circuitos Integrados do videogame: o 6507 (o processador), à esquerda, o 6532 (o RIOT) ao centro e o 6526 (o Stella) à direita. Este último que nos interessa. Ele pode vir com vários códigos diferentes: UM 6526, 10444, KSC 131, dentre outros, não importa, o fato é que o CI no qual retiraremos o sinal é esse, à direita.

A primeira providência é remover a placa adaptadora PAL-M e trocar o cristal. Para remover a plaquinha simplesmente desolde nos pontos de fixação e puxe-a para fora. Alguns modelos do Atari da Polyvox, os primeiros, tem a placa "solta", ligada com fios na placa principal. Neste caso dessolde os fios e descole a plaquinha, removendo-a. Guarde ela, nunca se sabe... :-D

Atari04

 

 

 

Depois localize o cristal oscilador. Ele fica a direita do chip 6526. Simplesmente dessolde-o e coloque o cristal novo (o de 3,579545 MHz).

Atari02

 

 

 

Prontinho, seu Atari agora é uma unidade que opera em NTSC !!!

Partamos, então, para a extração dos sinais A/V em si.

Separe os resistores. Para identificar os valores, para quem não sabe o código de cores, eis as cores dos resistores usados no nosso projeto:

 

codigo resistores

 

 

Pegue os dois resistores de 1K8 e solde-os em paralelo ("perna com perna").

O capacitor eletrolítico pode vir em 2 modelos: radial, com ambas as "pernas" de um lado só, caso em que a menor é o negativo, ou axial, que uma "perna" é em cada lado do capacitor. Em ambos os casos há uma inscrição no rótulo do componente indicando a polaridade do mesmo. Isso é importante, atenção nesse ponto.

Uma vez reconhecidos os componentes, vamos as ligações na placa.

O Circuito Integrado que nos interessa é o 6526, conhecido como o chip Stella. Esse chip é o responsável pela geração dos sinais de áudio e vídeo, além de conter os conversores A/D que são usados nos controles paddles. É, portanto, dele que extrairemos os tão desejados sinais de vídeo composto e áudio.

Este componente é o chip mais à direita da placa, olhando-a com as chaves para cima. Ele pode ter vários códigos esquisitos, mas é o chip mais à direita da placa (lembre-se: isso é válido SOMENTE para os consoles Polyvox).

Localizado o chip, será necessário agora a ligação dos resistores e do capacitor em alguns pinos deste circuito integrado. Você pode soldar diretamente na parte de cima da placa ou se preferir soldar na parte de baixo da placa (lado cobreado). Neste caso apenas tome cuidado para não confundir os pinos.

Confira abaixo, então, quais pinos serão usados:

Atari03

 

 

 

Faça a ligação dos componentes conforme o esquema abaixo:

esquema-A/V

 

 

 

Existe uma ligação que não será feita no chip e sim na junção dos resistores R44 com o capacitor C42. Esse ponto de ligação fica logo abaixo do CI 6532, perto de onde estava o conversor PAL-M. Confira na foto:

Atari01

 

Solde tudo com cuidado e isole com fita isolante. O ponto de terra (negativo) você pode pegar soldando um fio na caixa metálica do modulador de vídeo ou mesmo por baixo da placa. Solde um cabo nas saídas A/V e ligue um plug RCA fêmea ou deixe um cabo mais longo e solde plugs RCA macho. Isso fica conforme a preferência de cada um.

Antes de remontar o videogame ligue as saídas recem-implementadas na TV, vídeo ou monitor e faça um teste. Não esqueça que agora o seu Atari é NTSC e portanto o terminal de vídeo deve suportar esse sistema de cor. A totalidade das TVs hoje em dia suportam sem problemas.

Comprovado o funcionamento, termine de isolar tudo, recoloque a blindagem metálica do console, passe os fios de ligação do A/V pelo furo do cabo de RF, tape o console e recoloque os parafusos.

 

 

 

POSSÍVEIS VARIAÇÕES DA PLACA DO ATARI:

 

Quando a Polyvox lançou o Atari no Brasil, ela começou com outro modelo de placa, que durou pouco tempo. E, mesmo a placa mais comum (a mostrada acima) existe uma variação da placa conversora PAL-M. Assim, vamos mostrar agora como proceder, caso o seu Atari tenha uma dessas variações de placa.

 

- Placa importada/dupla face:

 

Essa placa tem uma disposição dos componentes diferente,  tem coloração verde e é dupla-face. Ela é similar a esta:

 

placa Atari importada

 

 

Para proceder a instalação do A/V nesta placa, siga os mesmos passos da anterior, a única diferença é o ponto de extração do sinal de cor: como a placa é diferente, os códigos dos componentes são diferentes, portanto a referência dos componentes muda. Assim, o ponto a ser retirado o sinal de cor é a junção de R223 com C242. Os valores dos resistores e capacitores da adaptação são os mesmos.

 

Estas instruções servem tanto para o Atari da Polyvox quanto para o Atari importado. Caso seja o Atari da Polyvox, muito provavelmente ele terá a placa de conversão PAL-M. Se sim, proceda a troca do cristal conforme descrito acima (a posição do cristal é diferente, mas, só existe um). Para a remoção da placa PAL-M, veja abaixo, pois, a placa é igual.

Note que, se for o Atari importado, ele já estará em NTSC, portanto, não será necessário trocar o cristal.

 

 

- Placa nacional (face simples) mas com placa PAL-M com fios:

 

Algumas versões da placa da Polyvox - a nacional, como a descrita lá no começo deste artigo - sairam com uma placa de conversão PAL-M diferente. Estas foram as primeiras versões, embora não sejam muito comuns, ainda existem por ai. Assim, para retirar a placa PAL-M requer alguns procedimentos diferentes do descrito acima, no caso da plaquinha soldada.

O procedimento de troca do cristal é o mesmo, siga como descrito acima. A placa PAL-M, então, deve ser descolada e removida, cortando-se todos os fios que a conectam na placa principal do Atari. Você pode dessoldar os fios também, caso queira. PORÉM, IMPORTANTE: corte todos os fios MENOS os fios amarelo e branco. Estes dois devem ser unidos, soldados um ao outro, e isolados. Ou seja, corte-os da placa PAL-M mas não remova-os da placa principal: as pontas que sobrarem devem ser ligadas (soldadas).

Após este procedimento, pode prosseguir com a modificação como descrita acima.

 

 

Uma vez terminada e testada a modificação, seja qual for o seu modelo, leve seu console pra sala, ligue na sua TV nova e chame a galera para, novamente, passar horas de diversão com o Atari!  :-)

 

Bom divertimento!

 

 

Dúvidas ? Sugestões ? Escreva-me !

Gostou? Comente!

 

Acessos: 10863

Comentários  

#31 Super User 15-12-2017 15:16
Citando Mario:
Oi Luccas, estou fazendo o mod na ver 13 e tenho uma duvida: em qual dos pinos do R214 e do C212 eu devo soldar? nas perninhas de cima ou nas de baixo?


Olá Mário!
Você pode soldar em qualquer dos dois, DESDE QUE seja nos terminais desses dois componentes que ficam interligados, ou seja, um pino do R214 é conectado a um pino do C212. É precisamente neste ponto que deve recolher o sinal. Como eles ficam eletricamente ligados, tanto faz em qual dos pinos. Geralmente é mais fácil soldar por cima no resistor, por questões mecânicas. Mas o importante é pegar no ponto onde há a conexão dos dois.
OK?
Citar
#30 Mario 15-12-2017 01:16
Oi Luccas, estou fazendo o mod na ver 13 e tenho uma duvida: em qual dos pinos do R214 e do C212 eu devo soldar? nas perninhas de cima ou nas de baixo?
Citar
#29 Super User 13-12-2017 02:34
Citando Mario:
Obrigado pela dica do som Luccas. Porem, mesmo seguindo o seu esquema, eu ainda tenho um problema por exemplo na junção do R44 e do C42 que na placa Rev. 16 ai do seu site são o R223 com C242, na minha placa Rev. 13 já não sei onde fica a junção, então como que eu posso adaptar seu esquema para a placa Rev. 13? As junções do chip stela eu entendi, mas a junção desse dois componentes na Rev. 13 não faço ideia de onde juntar. ...


Olá Mário!
Sim, bem, eu entendi o seu problema.
Não me atentei para as revisões da placa mas procurei me informar, encontrei manuais de serviço do Atari original, onde cita as placas até a revisão 13, e da revisão 14 e 15. Até a 13 muito pouca coisa mudou, a 14 e 15 que são bem diferentes.

Observando o esquema, eu encontrei onde você pode retirar o sinal de cor: junção de R214 com C212. É um capacitor de 47pF e um resistor de 1K.

Nas revisões 14 e 15 os componentes são os mesmos mas o códigos são diferentes.

Mas foi bom você me atentar para esse detalhe, vou atualizar o artigo com mais fotos e estes detalhes da ligação e variantes dos modelos das placas originais. É que o foco aqui era mais as placas nacionais, mas é importante também colocara sobre as importadas, já quem na época vieram muitos Ataris importados por aqui, antes de 1983.

Bom, tente e me reporte os resultados. Precisando, estou a disposição!
Citar
#28 Mario 12-12-2017 00:10
Obrigado pela dica do som Luccas. Porem, mesmo seguindo o seu esquema, eu ainda tenho um problema por exemplo na junção do R44 e do C42 que na placa Rev. 16 ai do seu site são o R223 com C242, na minha placa Rev. 13 já não sei onde fica a junção, então como que eu posso adaptar seu esquema para a placa Rev. 13? As junções do chip stela eu entendi, mas a junção desse dois componentes na Rev. 13 não faço ideia de onde juntar. Já fez na Rev. 13?
Citar
#27 Super User 11-12-2017 21:26
Citando Mario:
Eu fiz o processo na minha placa importada Rev.13 como sugerido no site do Victor Trucco (removi a moduladora RF, colocquei o transistor e o trimpot) as saídas de áudio fiz estéreo tirando uma do pino 12 e a outra do pino 13, porem apenas o vídeo não está transmitindo quando ligo o jogo, como no site do victor a placa é Rev. 16, diz pra tirar um capacitor e um resistor especifico, só que na Rev. 13 mudam os nomes e posições de alguns componentes, tem alguma ideia de como proceder?



Olá Mário!

Bem, eu não posso comentar muito sobre outras adaptações, pois eu não sei como foram feitas (embora não seja o primeiro que me perguntam dessas outras adaptações com problemas).
Eu recomendaria a você desfazer isso e seguir as instruções aqui do meu site, que são comprovadamente funcionais.
E também não recomendo fazer "som estéreo" pois isso simplesmente não existe no Atari. Os jogos não foram feitos ou programados para isso. O que vai acontecer se fizer isso é parte dos efeitos sonoros ficar em um canal e parte em outros, resultando em algo bem esquisito. Deixe como ele foi projetado, com som mono.

OK?

Boa sorte, precisando de mais alguma informação, estou à disposição!
Citar
#26 Super User 11-12-2017 21:22
Citando Mario:
As fotos explicativas não estão aparecendo. Pode repor? ...


Olá caro Mário!

Havia um problema com as imagens, mas já consertei.
Agredeço por avisar!
Citar
#25 Mario 11-12-2017 19:06
Eu fiz o processo na minha placa importada Rev.13 como sugerido no site do Victor Trucco (removi a moduladora RF, colocquei o transistor e o trimpot) as saídas de áudio fiz estéreo tirando uma do pino 12 e a outra do pino 13, porem apenas o vídeo não está transmitindo quando ligo o jogo, como no site do victor a placa é Rev. 16, diz pra tirar um capacitor e um resistor especifico, só que na Rev. 13 mudam os nomes e posições de alguns componentes, tem alguma ideia de como proceder?
Citar
#24 Mario 30-11-2017 09:35
no caso é uma placa rev.13
Citar
#23 Mario 30-11-2017 07:53
As fotos explicativas não estão aparecendo. Pode repor? E se possível, pode colocar fotos explicando o esquema para a placa importada dupla face?
Citar
#22 Super User 29-11-2017 21:00
Citando Milton:
olá Luccas,

O meu não tá ocupando a tela toda, sobra um espacinho do lado esquerdo na tv de tubo, e a cor tá puxando muito pro vermelho, tem algum lugar para regular? Dou uma regulada na tv, mas aí fica meu que desbotado. Fiz essa modificação acho que uns 10 anos atrás,hj que resolvi escrever rsrsrs. De qualquer forma agradeço pelo compartilhamento de sabedoria, fiquei até espantado da página ainda estar no ar e ativa com comentários e respostas suas!



Olá caro Milton, tudo bem?

Puxa vida! Há 10 anos atrás! Caramba!
De fato, já faz 15 anos que eu publiquei esta modificação do Atari, pioneira no Brasil, o tempo passa e nós nem percebemos direito.

Bom, eu fico contente que tenha levado a bom termo a adaptação!

Agora vamos tentar ajudar nestes problemas que está tendo: a tela com espaço à esquerda, isto é normal, faz parte da geração de tela do chip Stella do Atari, aquela área é a área de retraço e uma área de "manobra" para poder compatibilizar as telas dos jogos quando usados em sistemas NTSC 60Hz ou PAL 50Hz, com o mínimo de alteração possível. Em alguns jogos notam-se mais, em outros menos. Mas não se preocupe, não é problema da sua adaptação.

A respeito da regulagem de cor, acho que você deve ter montado uma versão um pouco antiga do circuito, na versão atual eu adicionei um capacitor eletrolítico de 220uF x 25V em série na saída de vídeo, para eliminar o nível DC do sinal. Isso deve melhorar o contraste e a intensidade de cor. Você pode regular as cores num "trim-pot" existente na placa do Atari (do lado esquerdo) mas eu não recomendo mexer nisso, a menos que as cores estejam "erradas", em tons de cores errados (por exemplo, o céu do jogo não está azul), pois este ajuste mexe com TODAS as cores. Tente diminuir um pouquinho o controle de cor e saturação da TV. Isso deve resolver ou melhorar bem.

OK?

Novamente muito grato pela atenção e visita ao meu site!

Um abraço!
Citar
#21 Milton 22-10-2017 01:04
olá Luccas,

O meu não tá ocupando a tela toda, sobra um espacinho do lado esquerdo na tv de tubo, e a cor tá puxando muito pro vermelho, tem algum lugar para regular? Dou uma regulada na tv, mas aí fica meu que desbotado. Fiz essa modificação acho que uns 10 anos atrás,hj que resolvi escrever rsrsrs. De qualquer forma agradeço pelo compartilhament o de sabedoria, fiquei até espantado da página ainda estar no ar e ativa com comentários e respostas suas!
Citar
#20 maurogazarinijunior 18-09-2017 00:22
Ola amigo gostaria de saber quanto vc cobra pra colocar audio e video no atari, tenho um atari 2600 nao sei se e polivox.
Citar
#19 Skooter 23-05-2017 16:17
Tenho um Atari da Polyvox com placa americana Rev. 17. A plaquinha de transcodificaçã o é pequena (diferente do Rev. 16 que usa uma placona). Nela é só trocar o cristal, retirar a placa e emendar fio branco e amarelo também?
Citar
#18 Super User 22-05-2017 20:16
Citando Raphael:
Bom dia...Fiz a conversão mas a imagem apresenta pequeno fantasma lateral nas figuras. O q pode ter dado errado? Obrigado.


Prezado Raphael, boa tarde!
Olha, é complicado diagnosticar à distância sem analisar o equipamento, mas, a julgar pelos sintomas, uma provável causa é ruído ou intereferência captada pelo cabo. Procure usar cabo blindado sempre para as conexão, principalmente a de vídeo, ligações curtas, monte o circuito de conversão sempre de forma compacta ou numa pequena plaquinha, para evitar justamente a captação desse tipo de interferência.
Dê uma revisada ai e qualquer coisa, me escreva novamente!
Citar
#17 Super User 22-05-2017 20:13
Citando Lilian Alves:
Vc conserta o Atari 2600 e os controle? Sou de Sao Paulo capital


Olá cara Lilian, sim, eu efetuo consertor sim. Por gentileza, acesse o link "Fale Conosco" no menu do site, e me envie uma mensagem, que conversamos a respeito.

Muito grato!
Citar
#16 Lilian Alves 14-05-2017 00:53
Vc conserta o Atari 2600 e os controle? Sou de Sao Paulo capital
Citar
#15 Super User 17-04-2017 14:13
Citando ROGÉRIO SOUZA:
Amigo, boa tarde!
Você faz a conversão, sou meio leigo nesse assunto.
Se faz, qual o valor?
Tenho um Atari 2600 e gostaria de convertê-lo.
Abraços.


Olá caro Rogério, boa tarde!

Sim, eu faço o serviço sim.
Por gentileza, entre em contato via e-mail, entrando na seção "Fale conosco" e me enviando uma mensagem, OK?
O link está no alto da página, ou, pode clicar aqui:
luccas.com.br/index.php/fale-conosco
Citar
#14 Super User 17-04-2017 14:11
Citando kmilloz:
Oi, por um acaso, vc tem o esquema para o atari milmar com 128 jogos na mémoria? consegui um esquema do dablio, apenas uma imagem com dicas, mas não deu certo. Obrigado.


Olá, tudo bem?
Sim, o esquema que eu tenho é justamente o mesmo que o Dablio colocou no ar no blog dele. Eu vou escrever um artigo específico para isso, assim que eu achar um desses "Memory Game" para eu testar.
Mas eu sei que você já conseguiu fazer funcionar, era o problema do cabo, certo?
Valeu, abraço!
Citar
#13 Super User 17-04-2017 14:09
Citando NELSON:
Galera realizei o procedimento no meu Atari 2600s e ficou preto e branco, não funcionou. Minha tv tem o sistema NTSC. Alguma dica para arrumar o problema


Olá caro Nelson, grato pela mensagem!

Recomendo você verificar a montagem toda, principalmente a conexão do sinal de cor na placa. Verifique também o cristal que você trocou, tem que ser com a frequencia correta do NTSC (3,579545 MHz), caso contrário ficará em preto-e-branco mesmo). Já peguei caso também de o cristal estar com a numeração correta mas ele estava com defeito.
Tente estas dicas e se não funcionar, volte a escrever com mais detalhes. Boa sorte!
Citar
#12 Fisher 17-04-2017 14:06
Citando NELSON:
Galera realizei o procedimento no meu Atari 2600s e ficou preto e branco, não funcionou. Minha tv tem o sistema NTSC. Alguma dica para arrumar o problema

Nelson, verifique um capacitor cerâmico que fica em série com o cristal, se não me engano é o C14 no Atari da Polivox.
Experimente susbstituí-lo por um jumper. Boa sorte!!
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar